Oi gente, então como vocês sabem estamos em clima de copa do mundo, mas também em clima de festa junina...hum, só de lembrar dá aguá na boca, com tantas comidas gostosas, danças, jogos e muito mais!
As comemorações de São João fazem parte de um ciclo festivo que passou a ser conhecido como festas juninas e homenageia, além desse, outros santos reverenciados em junho: Santo Antônio (dia 13) e São Pedro e São Paulo (dia 29).
Se pesquisarmos a origem dessa festividades, perceberemos que elas remontam a um tempo muito antigo, anterior ao surgimento da era cristã. De acordo com o livro "O ramo de ouro", de sir James George frazer, o mês de junho, tempo do solstício de verão (no dia 21 ou 22 de junho o sol, ao meio-dia, atingi seu ponto mais alto no céu; esse é o dia mais longo e a noite mais curta do ano) no Hemisfério Norte, era a época em que diversos povos - celtas, bretões, bascos, sardenhos, egípcios, persas, sírios, sumérios - faziam rituais de invocação de fertilidade para estimular o crescimento da vegetação, promover a fartura nas colheitas e trazer chuvas.
Na verdade, os rituais de fertilidade associados ao cultivo das plantas, incluindo todo ciclo agrícola - a preparação do terreno, o plantio e a colheita -, sempre foram praticados pelas mais diversas sociedades e culturas em todos os tempos. das tradições estudadas por Frazer destacam-se os ritos celebrados nas terras do Mediterrâneo oriental (Egito, Síria, Grécia, Babilônia) com o objetivo de regular as estações do ano, especialmente a passagem da primavera para o verão, que sela a superação do inverno.
Se vocês quererem saber mais sobre festas juninas, nesse site tem tudo -
Nele tem receitas, como organizar uma festa junina, tem mais sobre a história das festas juninas, tem sobre a arte de São João, e tem sobre as festas pelo Brasil, bom entrando no site vocês vão ver e com certeza vão gostar muito!
E agora que tal falarmos um pouco sobre que roupa vestir nas festas juninas?
Para arrasar no seu visual sem ter que usar a mesma roupa do ano passado, confira as dicas para montar o seu look usando apenas as tendências da moda atual!
Caipira chique
Se vestir de caipira não significa usar roupas bregas. O figurino pode (e deve!) ter muito estilo e te deixar super linda! Como o xadrez e o babado estão em alta, você pode aproveitar o que já tem em casa e estilizar com apliques divertidos. O segredo é dar um toque glam e bem colorido na produção!
Xadrez + jeans + botas
A vibe do momento é o xadrez, que combinado com qualquer jeans e uma bota estilosa fica perfeito para qualquer ocasião. Para dar um toque caipira à produção, aposte nos apliques de tecido e uma boa miscelânea de estampas coloridas. Se tiver tiras de tecidos florais, rendas, fitas ou lantejoulas em cores vistosas, recorte um molde em cartolina com os desenhos de coração, flores ou laços. Depois, desfie as laterais puxando os fios soltos e aplique na sua roupa usando cola quente ou dando alguns pontinhos com linha. Peça ajuda à sua mãe ou a alguém mais velho, que pode dar boas dicas na hora da aplicação.
Meia-calça colorida
Se for usar saia ou short, aposte na meia-calça colorida ou estampada que está na moda e crie um visu fashion. Para completar, escolha uma bota ou mesmo um sapatinho estilo boneca.
Cabelo
O chapéu de palha cai bem na produção e as tranças fazem o par perfeito. Coloque um lenço estampado acima da aba e, com o cabelo dividido em duas trancinhas, uma de cada lado, o look já está pronto. Outra opção para o cabelo são as maria-chiquinhas, que podem ser presas com elásticos coloridos ou mesmo fitinhas e laços. Deixe sua criatividade rolar!
Make cheio de glamour
Diferente do tradicional, o make caipira está pra lá de chique e a tendência é exagerar um pouquinho, mas sem deixar o visual carregado. Aposte nas cores fortes para a sombra, como o vermelho, o alaranjado, o pink, o azul ou mesmo o verde, e não precisa necessariamente ser no mesmo tom da sua roupa.
Após passar a sombra, aplique um pouco de glitter nas pálpebras e também na região abaixo da sobrancelha. O segredo da maquiagem é ser bem marcada e cheia de brilho. Para realçar o olhar, aposte nos cílios postiços duplos ou várias camadas de rímel preto.
As famosas sardas nas bochechas podem aparecer de maneira discreta ou não. As novas tendências já estão abolindo as pintinhas pretas, mas como elas ainda são a marca registrada do make caipira, se preferir, deixe-as menos aparentes.
O blush é, de fato, essencial! Ele deve cobrir as maçãs do rosto e ter o formato de um círculo. Para o batom, recomenda-se tons de vermelho ou até mesmo o pink, que está super na moda!
Espero que tenham gostado! Beijos.
Paula Romera
Nenhum comentário:
Postar um comentário